Páginas

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

3Ddica - MODELAGEM 3D para prototipagem - Como funciona?

  Para a execução de uma peça prototipada é necessário passar por  três etapas:


  A primeira etapa que consiste na determinação do projeto a ser executado (desenho 2D); a segunda etapa que consiste na transcrição do projeto "2D" para o ambiente tridimensional "3D";  e a terceira que é a fabricação do protótipo em si. 


  A Equipe Rhinotrix atua na primeira e/ou na segunda etapa, ou seja, atua na criação e/ou na modelagem tridimensional destinada à prototipagem, não executamos o protótipo.

  • Primeira etapa- Desenho.

O desenho pode ser desenvolvido pela própria Equipe RhinotriX (veja adiante o serviço de Design) ou fornecido pelo cliente.

 Este “desenho” pode ser na verdade uma imagem qualquer, como foto, projeto detalhado (por um designer) ou até mesmo a peça já produzida para ser remodelada. ATENÇÃO: Projetos nos quais são fornecidos os DETALHAMENTOS TÉCNICOS tem um tempo de execução menor e mais objetivo.
  • Segunda etapa- Modelagem 3D.
Nesta etapa, a imagem fornecida pelo cliente é modelada em ambiente tridimensional através de softwares que possibilitam a execução do arquivo que será destinado à prototipagem. 

 
No caso da Modelagem 3D, o “produto” é este arquivo (por isto, quando enviarmos o arquivo para prototipagem, enviamos uma cópia para o cliente - esta cópia deve ser guardada pelo cliente)

Através da Modelagem 3D, a peça pode ser desenvolvida já com pré-cravação, com parâmetros matemáticos ou aleatórios, formas geométricas ou orgânicas, peças simples ou complexas, em dimensões exatas ou em escala, bi ou tridimensionalmente.



  • Terceira etapa- Prototipagem.
A prototipagem (impressão 3D) lhe entrega um produto real, em resina, a partir do qual você pode fazer o molde em silicone ou borracha para injetar os modelos em cera para fundição.
Utilizamos a prototipagem por steriolitografia, uma tecnologia de ponta que viabiliza a fidelização e alta qualidade na execução do seu projeto através de um sistema de construção a laser que nos garante uma precisão de mícrons (milésimos de milímetros)!
Se você é fabricante de joias, entre em contato para saber mais: prototipagemrx@gmail.com
Se você é modelador 3D, entre em contato para formarmos uma parceria. 

Com a tecnologia de prototipagem rápida, a peça que foi desenvolvida pela modelagem 3D é enviada para uma máquina que reproduz tridimensionalmente o modelo sólido gerado no software. Ao contrário dos processos de usinagem, que subtraem material da peça em bruto para se obter a peça desejada, os sistemas de prototipagem rápida geram a peça a partir solidificação de camadas de resina; considerando as espessuras de chapas que forem determinadas no projeto, possibilitando assim a redução do peso final.


 Veja mais informações em:

PROTOTIPAGEM RÁPIDA - O que é?? 

Conheça os valores de modelagem 3D e prototipagem

3Dolho - Render, o que é? Para que?

Clique aqui e saiba mais sobre AULAS DE RHINOCEROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário